PPT – Pessoas, Processos e Tecnologia

gestao negocios pessoas processos tecnologia

Tripé de Gestão - PPT

A AQL desenvolve há duas décadas metodologias próprias com base na sua vivência de mercado considerando adaptações, ajustes e melhorias em Frameworks Internacionalmente utilizados em larga escala.

Nossos modelos convergem para melhorar a aplicação das metodologias em empresas de diversos segmentos e tamanhos.

Um dos tripés que utilizamos quando o assunto é gestão de negócios, é o que chamamos de PPT (Pessoas, Processos e Tecnologia), quando verticalizados apoiam como um “Coringa” em diversas realidades empresariais, portes e segmentos de mercado no cenário nacional e internacional.

O Prof. Alexander Pinheiro – CEO da AQL Consultoria, resume esses pontos da seguinte forma.

P – PESSOAS: Os profissionais necessitam ser bem remunerados, sempre de acordo com o mercado em que atuam, considerando suas habilidades e responsabilidades de suas funções. Essa questão é óbvia e consideramos como base para outros princípios.

Nas pessoas dessa vertical o mais importante é que existam COMPROMETIMENTO por parte do profissional, ele precisa de algo a mais do que o salário no fim do mês, para isso uma parcela da responsabilidade está vinculada ao seu perfil, que deve ser considerado pela empresa no processo seletivo, entretanto, a empresa, o empregador, o gestor, o proprietário, independente do tamanho do negócio quase sempre é o maior responsável por um colaborador descomprometido, que cumpre expediente como um martírio, mesmo que seja super competente, habilidoso e goste do que faz.

Isso acontece quanto a Empresa guarda a 7 chaves a sua estratégia dos seus colaboradores, quando sabemos, um dos princípios base da Governança é a transparência, de cima para baixo, de onde a empresa quer chegar, por que, os motivos de atividades, que para alguns na empresa, não fazem sentido, quais as expectativas que um colaborador pode ter trabalhando ali, onde ele pode chegar, quais são os planos da empresa, no mercado. 

Para haver comprometimento é preciso se sentir parte do negócio, não adianta querer que alguém tenha olhar de dono, sem saber se é dono de alguma coisa ou do que.

P – PROCESSOS: Não existem processos sem pessoas, nem mesmo na inteligência artificial, assim como pessoas não deveriam existir em uma empresa que não possui processos.

Existem alguns importantes motivos para que uma empresa siga processos, documentados, registrados, protocolados, que fazem referência a procedimentos operacionais do seu mercado, que sigam boas práticas do seu negócio, frameworks e modelos, assim como a legislação.

Na prática, as coisas não podem estar somente na “cabeça” das pessoas, isso nunca funcionou, apesar de ouvirmos com frequência que: sempre foi assim e, sempre “funcionou”.

O processos, garantem, padronização, qualidade, redução de erros, melhora a produtividade, garante substituições e ausência de recursos, treinamentos eficientes e produtivos, compliance, certificações e cumprimento de legislações, assim como possibilita seguir boas práticas de mercado.

Nós acreditamos que nesse caso o menos é sempre mais, processos devem existir, entretanto não precisam ser extremamente burocráticos. Nem sempre a menor distância entre o ponto A e o B é uma reta. Veja o caso dos planos de voos de aviões que sempre seguem a curvatura da terra para traçarem a menor rota. Os processos e procedimentos devem ser realizados com inteligência prática seguindo sempre métodos disponíveis no mercado.

T – TECNOLOGIA: Muito se ouve sobre inovação, a grande verdade é que bolhas nascem e estouram quase todos os dias, o que nunca vai mudar é a capacidade do homem desenvolver, executar suas atividades utilizando ferramentas adequadas ou específicas ao seu negócio. Um dia desses vi na internet um homem retirando um motor inteiro de um carro, para manutenção, com as mãos. Parece incrível, mas pode ter certeza que nunca será uma boa ideia, ou ainda garantir que todas as vezes dará certo.

Primeira imersão nessa vertical da nossa metodologia é elevar a Tecnologia da Informação ao nível de gestão e governança dentro das empresas.

Depois adequar as plataformas as reais necessidades da empresa. A ferramenta mais cara, ou mesmo a que o seu maior concorrente utiliza, nem sempre será o melhor para o seu negócio.

Aderência de software e sistemas sempre necessitará ser individual, específica para o seu negócio, PROCESSOS e PESSOAS, não é à toa que estamos falando de um tripé, para se permanecer de pé, precisa de no mínimo todas as suas 3 bases de apoio.

Por último, devemos municiar os profissionais com ferramentas adequadas e produtivas, disse “adequadas”, dentro da sua realidade e posicionamento de mercado, habilidades dos seus colaboradores e processos em prática.

Desta forma é possível pensar em competitividade, certificações, cumprimento de legislações e compliance. Ainda possuir rotinas produtivas e sempre em crescimento exponencial.

Sempre execute e crie processos de gestão fazendo uso sem moderação da CRIATIVIDADE.

Saia um pouco da frente do computador, visite outras áreas da empresa, saia da empresa, visite universidades, converse com pessoas de fora do seu negócio. Ao andar em um calçadão de uma cidade movimentada, olhe para cima das lojas, você vai perceber que todas possuem nomes e fachadas, que passam desapercebidas na correria de um grande centro urbano. Enxergue o que os outros não veem, ande com pessoas que sabem mais que você, seja profissionalmente ou na vida, de ouvidos aquele senhor de idade humilde, acredite, vai se surpreender como isso pode aguçar sua criatividade e a capacidade de fazer coisas novas, ou a mesma coisa de forma diferente.  Ops, não preciso nem dizer, aprenda uma coisa nova todos os dias.

Previous Post
Newer Post
× Fale com um Especialista pelo WhatsApp