Artigo: Como Implantar Governança em Pequenas Empresas

governança

Em primeiro lugar é importante entender a diferença entre o conceito de Governança e Gestão, obviamente não são interdependentes mas não é tão simples assim. Não se gerencia o que não se mede certo? Da mesma forma não se faz Gestão onde não existe Governança. Alguns autores, professores e consultores acreditam que a Governança não pode ser implementada em pequenas empresas muito menos em negócios familiares, isso torna muito mais difícil a gestão eficiente de um micro e pequeno negócio.

É muito mais complexo gerenciar uma empresa onde a estratégia e os objetivos não estão bem definidos, não estão claros entre todos. Desta forma dificilmente o dinheiro será investido onde realmente se deve, em soluções e ferramentas alinhadas com a real necessidade da empresa.

Isso pode prejudicar o fluxo de caixa que leva muito mais empresas a falência do que a própria rentabilidade.

Um dos principais objetivos da Governança é a transparência entre toda a estrutura organizacional da empresa, mesmo se forem 3 pessoas em todo quadro funcional, neste caso ainda mais importante e claro, mais simples de colocar em prática desde que se tenha o entendimento da necessidade deste processo.

A Gestão de forma bem resumida e objetiva seria a forma com que se põe em prática a Governança, seria simplificadamente o “como fazer”

A Implantação

Para implantarmos Governança Corporativa em uma empresa pequena basicamente precisamos seguir 3 passos:

1– Definir e alinhar com todos onde se precisa chegar em um período de médio e longo prazo.

2– Capacitar os envolvidos para que busquem esses resultados. Ou buscar apoio externo pontual.

3– Criar, medir e acompanhar indicadores de mercado para ajustar ações que possibilitem alcançar os objetivos definidos.

Para conseguir executar esses passos é necessário utilizar ferramentas, procedimentos e métodos específicos de mercado que nem sempre estão dimensionados para o micro e pequeno empresário, desta forma é necessário adaptar essas práticas de acordo com cada realidade.

Ferramentas que auxiliam neste processo podem ser adquiridas gratuitamente ou por valores viáveis que vão auxiliar na Gestão, gerando informações necessárias para que a Governança seja obtida.

A Tecnologia da Informação é a base desse processo moderno, não é mais simplesmente um diferencial pois está acessível a praticamente todas as empresas.

É importante manter um processo criativo vivo e mudar se for preciso algo que não esteja gerando resultados que vão de encontro com os objetivos definidos para Governança. Desapegar de conceitos de propriedade do seu negócio. Ele não é seu, é de seu Cliente!

Professor Alexander Pinheiro é Especialista em Governança e diante da necessidade de mercado criou métodos específicos para Micro e Pequenas Empresas, defendidos na academia e aplicados amplamente de forma profissional.

Post Anterior
Próximo Post
×

 

Olá !

Click para conversar pelo WhatsApp.
Escolha um atendente disponível.
Fale com o especialista.

 

× Como podemos te ajudar?